fev
18
2021

O que é Leitura? – Deixando de ser um Analfabeto Funcional

Já dissemos aqui que a maioriadas pessoas não sabe ler, e que você provavelmente é uma delas. Agora é hora de tomar uma atitude e mudar a sua vida. O primeiro passo pra isso é entender o que é leitura.

E este é seu analfabetismo funcional tentando te convencer de que é só isso mesmo. 

“Ler é ler, ué. ”

Mas vamos começar com o básico: cada palavra pode ter vários sentidos, se você não souber qual deles é o melhor pra situação, já vai tudo pelo ralo.

Veja só que confusão, a própria palavra LER pode ser muitas coisas:

  • Enunciar: quando você conta uma história em voz alta
  • Declamar: quando um ator faz a “leitura” do script interpretando o personagem
  • Decifrar: quando um músico lê uma partitura
  • Interpretar: quando se diz que leu a expressão no rosto de alguém ou sua personalidade
  • Adivinhar: ler a sorte ou o futuro
  • Decodificar: Quando o aparelho lê um DVD ou o computador lê um pendrive.

Dá pra passar o dia no dicionário comparando isso, mas tiramos duas do Houaiss que mostram o que é ler, e podemos usa-las pra separar o Leitor de Merda do Bom Leitor.

Recomendamos que você ande sempre armado com um bom dicionário. Sim, pode ser um aplicativo.

Esse é você, que sabe juntar as letrinhas pra dizer as palavras e jura que está arrasando.

Leitura de Merda segundo o dicionário:

1. percorrer com a visão (palavra, frase, texto), decifrando-o por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos escritos e os significados próprios de uma língua natural.

Boa Leitura:
2. interpretar (ideia, conceito etc.); compreender.

Compreender é a chave. Você já deve ter passado por essa situação: O professor passa uma leitura na sala e, inocente, faz as seguintes perguntas: “Todo mundo entendeu o texto? Tem alguma dúvida?” 

SILÊNCIO.

Iludido, ele acha que todo mundo entendeu e começa a fazer perguntas para os alunos. O aluno (algum deles, pelo menos) leu mesmo o texto e não ficou com nenhuma dúvida durante a leitura. MAS, quando o professor pergunta, ele não sabe responder nadica de nada. Neca de pitibiriba.

Qual das duas leituras o aluno fez?

Somente a primeira, obviamente.

E assim, muitas vezes nos iludimos achando que estamos entendendo tudo, mas não seríamos capaz de discutir o assunto que acabamos de ler, ou explica-lo a alguém. Aí você ainda insiste dizendo “eu entendi, só não sei explicar”

Pra cima de mim, jovem? Pare de se enganar.

Ah, mas eu aprendo muita coisa lendo.

Verdade, você aprende, mas com leitura rasa não se aprofunda, apenas acumula fatos.  Vamos analisar o que estão todos lendo a todo momento na internet. 

Você deslisa o dedo na tela do celular, lê muita informação nova, recebe um conteúdo que não sabia antes. Muita curiosidade e posts do tipo 10 coisas que… recebe informações sobre sua série favorita, a vida dos atores famosos, o que está acontecendo na política (pelo menos as fofocas sobre política) e muitos memes. Você guarda isso e até se lembra depois, mas onde isso tudo te levou?

Você faz uma leitura passiva, e mantém o mesmo nível. Vai continuar achando textos superiores “muito difíceis” e “chatos”.

Esse próprio post será só mais uma informação acumulada na sua mente, que você pode até lembrar depois, explicar a algum amigo pra chama-lo de analfabeto, mas não vai fazer diferença nenhuma na sua vida enquanto não por em prática. Afinal esse não é um texto difícil, estou aqui pra te dar as ferramentas pra você chegar lá, o uso delas vai depender de você.

Ainda no tema, quem se aproveita da sua passividade são os “intelectuais” do momento, os perigosíssimos influencers. Esse povo que faz o trabalho de pensar por você. Fazem a pesquisa, criam muito conteúdo e você só tem que “arrastar pra cima” ou clicar na notificação e pronto, a opinião já vem toda formada pra qualquer um compartilhar e reproduzir como quem sabe do assunto. 

Com muita facilidade eles começam não só a dar opinião, mas a criar os fatos. É o que popularmente chamamos de FAKE NEWS. A discussão sobre o que é ou não fake news é enorme, não vamos entrar nesse tema hoje, mas esse é o tipo de armadilha que aguarda aqueles que não sabem ler.

Saindo da Merda

Há etapas e níveis de leitura. O erro dos leitores, principalmente nas escolas e faculdades, é pular etapas, justamente por se enganarem, como vimos acima. Você pensa que entendeu, se acha o intelectual porque leu vários livros e assuntos, e resolve partir para algo mais difícil. Vira uma bola de neve.

É assim que medimos a capacidade de leitura e até intelectual de uma pessoa, por ela conseguir ler ou fazer algo mais difícil. 

O X da questão é que se deve dominar o que está lendo antes de partir para a próxima etapa.

A Leitura Ideal

Quando alguém escreve, está transmitindo uma informação que ele tem e você não. A leitura ideal é alcançada quando você absorver TODA a mensagem que o escritor passou. Veja que, se você pega um livro que considera difícil, há algo que é óbvio: o escritor está num nível acima do seu. A leitura ideal acontece, quando, lendo sozinho (sem apoio ou tutoriais da internet) você alcança o mesmo nível do escritor sobre aquele assunto. Não precisa concordar com o autor, apenas chegar no mesmo patamar sobre o tema, de igual pra igual.

Difícil, né? Por isso que tem que ir aumentando a dificuldade aos poucos, não adianta pegar logo de cara um livro do Santo Tomás de Aquino e já querer ficar no nível dele.

Vamos com calma.

Pra começar, vamos quebrar um conceito que usei acima:

Não existe Leitura Passiva

Todo mundo pensa o seguinte: Falar e Escrever exigem um esforço de você, já ler e ouvir, não. Portanto falar e escrever são ativos e ler e ouvir são passivos

MENTIRA.

Você precisa de habilidade e muita prática tanto para ler quanto para ouvir. Podemos comparar com jogar bola. Quem joga a bola faz uma ação, mas quem recebe a bola também precisa agir, não pode ficar parado esperando que tudo aconteça sozinho.A bola é a informação e você precisa ser bom o bastante para pega-la.


A boa notícia é que somos muito mais capazes do que imaginamos. O problema é que nunca procuramos ver até onde vai essa nossa capacidade. E há conteúdo bom esperando alguém que consiga lê-lo de verdade, além das palavras. Verdadeiros tesouros enterrados à vista de todos.

Não se preocupe em chegar na tal leitura ideal de primeira, a evolução acontece aos poucos, amanhã você vai entender melhor do que hoje e por aí vai. Tente não pular etapas e buscar compreender tudo o que o texto tem a te dizer, respeitando a sua capacidade atual.

Vamos desenvolver a arte de ler juntos nos próximos posts. Fique ligado!