É exatamente isso que ela é, e não adianta olhar de cara feia. Um pedaço de pão que se transforma em Deus e que você vai lá e come… não faz sentido algum. Pare para pensar sobre o assunto um instante: aquele pedacinho de Pão Consagrado, por si só, seria maior do que… bom… não há nada realista a que possa compara-lo, então vou usar artifícios da cultura pop para ilustrar o pensamento:
Maior do que as Joias do Infinito. Lembra de todo o poder envolvendo as joias durante a saga de filmes da Marvel? E como o Thanos, com um estalar de dedos, foi capaz de mudar a realidade do Universo? Bom, pois a Hóstia, sendo um pedaço do próprio Deus, que é infinito, tem infinito poder em si só, portanto, muito mais poderosa do que a manopla do Titã Roxo.
Maior do que o Dr. Manhattan. O peladão azul do universo Watchmen podia não só se teleportar e construir coisas com o poder da mente, mas também viajar no tempo, e enxerga-lo em sua totalidade, passado, presente e futuro ao mesmo tempo. Não é preciso dizer que Deus, que é onisciente e Senhor do Tempo possui tudo isso e muito mais. E a comparação é com Deus, sim, pois o pãozinho que te entregam na fila da Comunhão na Missa possui Ele por inteiro. Doido, né? Pois é.
Maior do que o Shenlong. O dragão de Dragon Ball tem o poder de realizar qualquer desejo de quem conseguir reunir as esferas do dragão para invoca-lo. Qualquer coisa mesmo. Podemos até compara-lo com uma espécie de gênio da lâmpada, mas essas criaturas tem lá suas limitações e só funcionam em circunstâncias bem específicas. Deus não tem limitações, portanto, a Hóstia também não tem.
Espero ter conseguido dar aos nerds de plantão, uma dimensão do poder que se encontra naquele pedaço de pão. A quem é mais teológico, minha referência pode ser essa, que talvez seja maior do que as outras:
Maior do que o Paraíso. Pense bem no que tem no Céu: ver Deus face a face, como os anjos e santos, estar no meio deles, com todas as alegrias que se tem direito. Se no Céu vemos Deus pessoalmente, quão mais incrível não seria ter Ele dentro de você, consumindo um pedaço dEle. E isso está disponível todos os dias nas Igrejas do mundo todo. Se ter algo tão poderoso à disposição de qualquer um parece loucura, mais loucura ainda é não estarem as Igrejas abarrotadas de pessoas todos os dias, disputando um espaço para chegar perto de tão precioso dom.
Seria tudo uma grande mentira?
Não seria difícil chegar a essa conclusão, de que o pão é somente pão e nada mais, que seria no máximo um símbolo do amor de Deus e nada literal. É muito mais fácil para nossa mente pensar assim do que aderir à grande loucura que é ter Deus num pãozinho. Mas aí vem Ele próprio e nos manda provas e mais provas de que era tudo verdade. Listarei alguns Milagres Eucarísticos aqui, que aconselho ao leitor pesquisar mais afundo, mas há muitos mais e que não se tratam só de histórias do passado, mas muitos ainda podem ser vistos de perto hoje mesmo.
- Milagre de Lanciano – Século VIII
- O corporal de Bolsena – Século XIII
- A hóstia de Siena, Itália – Século XVIII
- O milagre de Chirattakonam, India – Século XXI
- O Milagre Eucarístico de Santarém – Século XIII
Isso tudo, fora as experiências dos Santos Canonizados relatadas em centenas de livros. Mas convenhamos, não precisamos de nada disso. Um bom fiel não precisa de nada além das palavras de Jesus para acreditar na Eucaristia. E antes que seu amigo de “outra igreja” venha falar que Jesus disse durante a Última Ceia: “iSsO rEpReSeNtA o MeU cOrPo” saiba que essa é uma tradução mentirosa encontrada em algumas versões da Bíblia protestante. Quando pegamos o texto original em grego de Lucas 22:19-20 temos (veja em destaque abaixo) o trecho em que Ele diz Τοῦτό ἐστιν τὸ σῶμά μου que é literalmente “este É o meu corpo”.
19καὶ λαβὼν ἄρτον εὐχαριστήσας ἔκλασεν καὶ ἔδωκεν αὐτοῖς λέγων, Τοῦτό ἐστιν τὸ σῶμά μου τὸ ὑπὲρ ὑμῶν διδόμενον: τοῦτο ποιεῖτε εἰς τὴν ἐμὴν ἀνάμνησιν. 20καὶ τὸ ποτήριον ὡσαύτως μετὰ τὸ δειπνῆσαι, λέγων, Τοῦτο τὸ ποτήριον ἡ καινὴ διαθήκη ἐν τῷ αἵματί μου, τὸ ὑπὲρ ὑμῶν ἐκχυννόμενον.
O que fazer diante dessa loucura?
Se é difícil entender como aquela Hóstia é a carne de Deus, mesmo ainda parecendo pão, mais difícil ainda é entender por que Ele deixaria algo tão precioso nas nossas mãos. Por que se sujeitaria a ser distribuído e mastigado por pessoas tão indignas como nós. O que podemos fazer nesse cenário? Ora, aproveitá-lo, tentar retribuir seguindo seus ensinamentos, tentar ser digno dessa entrega. Eu é que não vou ficar parado, sabendo que posso ter uma intimidade tão grande assim com o próprio Deus.
Ainda sobre a loucura que é a Eucaristia, deixo aqui palavras de São Josemaria Escrivá:
“O maior louco que já houve e haverá é Ele. É possível maior loucura do que entregar-se como Ele se entrega, e àqueles a quem se entrega? Porque, na verdade, já teria sido loucura ficar como um Menino indefeso; mas, nesse caso, até mesmo muitos malvados se enterneceriam, sem atrever-se a maltratá-Lo. Achou que era pouco: quis aniquilar-se mais e dar-se mais. E fez-se comida, fez-se Pão. – Divino Louco! Como é que te tratam os homens?… E eu mesmo?” (Forja, 824)
“Humildade de Jesus: em Belém, em Nazaré, no Calvário… Porém, mais humilhação e mais aniquilamento na Hóstia Santíssima; mais que no estábulo, e que em Nazaré, e que na Cruz. Por isso, que obrigação tenho de amar a Missa! (A “nossa” Missa, Jesus…)” Caminho, 533
CRÔNICAS CATÓLICAS
Siga a página Crônicas Católicas no Instagram, com conteúdo e interação para quem quer crescer na fé católica e viver o caminho da santidade.