jul
31
2023

A Rainha do Crime: Os melhores livros de Agatha Christie

Agatha Christie é uma das escritoras mais famosas e populares do mundo, conhecida por seus romances policiais cheios de mistério, suspense e reviravoltas. Ela é considerada a “Rainha do Crime” e é a autora mais traduzida da história, com mais de 2 bilhões de livros vendidos em mais de 100 idiomas. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre sua vida e obra, e apresentar alguns de seus melhores livros.

Quem foi Agatha Christie?

Agatha Christie escreveu mais de 80 romances e coletâneas de contos.

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torquay, na Inglaterra. Ela era filha de um rico corretor da bolsa americano e de uma inglesa. Ela teve uma infância feliz e tranquila, e aprendeu a ler sozinha aos quatro anos. Ela começou a escrever histórias aos 18 anos, incentivada por sua mãe. Em 1914, ela se casou com o coronel Archibald Christie, com quem teve uma filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela trabalhou como enfermeira e farmacêutica, o que lhe deu conhecimento sobre venenos, que usaria em seus livros.

Em 1920, ela publicou seu primeiro romance, O Misterioso Caso de Styles, que apresentou o detetive belga Hercule Poirot. Em 1926, ela passou por uma crise pessoal, quando seu marido pediu o divórcio para se casar com outra mulher. Ela desapareceu por 11 dias, causando um grande alvoroço na imprensa e na polícia. Ela foi encontrada em um hotel sob um nome falso, mas nunca explicou o que aconteceu nesse período. Em 1930, ela se casou com o arqueólogo Max Mallowan, com quem viajou pelo mundo e se inspirou para alguns de seus livros.

Ela escreveu mais de 80 romances e coletâneas de contos, além de peças de teatro, poemas e livros infantis. Ela criou personagens memoráveis, como o já citado Hercule Poirot, a sagaz Miss Marple, o casal Tommy e Tuppence Beresford e o superintendente Battle. Ela também escreveu sob o pseudônimo de Mary Westmacott, romances mais voltados para o drama psicológico. Ela morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos, deixando um legado incomparável para a literatura.

Curiosidades sobre Agatha Christie

  • Ela foi a primeira escritora a receber o título de Dama do Império Britânico.
  • Ela foi uma das primeiras mulheres a surfar no mar.
  • Ela sofria de dislexia.
  • Ela era fã de Sherlock Holmes e admirava Arthur Conan Doyle.
  • Ela não gostava das adaptações cinematográficas de seus livros.
  • Ela tinha medo de ratos e aranhas.
  • Ela adorava chocolate e cães.
  • Suas obras foram adaptadas para vários filmes, os mais recentes foram “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Morte no Nilo” (com Gal Gadot), mas há ainda outros filmes muito bons que você pode encontrar no link abaixo:
Filmes de Agatha Christie no Amazon Prime

Os principais investigadores de Agatha Christie

Hercule Poirot

Kenneth Branagh interpretou Hercule Poirot nos filmes mais recentes.

Hercule Poirot é o detetive mais famoso criado por Agatha Christie. Ele aparece em 33 romances e mais de 50 contos da autora. Ele é um ex-policial belga que se refugiou na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Ele é um homem baixo, magro e elegante, com um bigode impecável e uma cabeça em forma de ovo. Ele é extremamente inteligente, metódico e vaidoso. Ele usa as “células cinzentas” do seu cérebro para resolver os casos mais intrincados. Ele tem como fiel companheiro o capitão Hastings, um inglês simpático mas um pouco lento. Ele também conta com a ajuda do inspetor Japp da Scotland Yard e da escritora Ariadne Oliver.

Miss Marple

Julia Mckenzie interpretou Miss Marple na série de 2009.

Miss Marple é outra detetive famosa criada por Agatha Christie. Ela aparece em 12 romances e 20 contos da autora. Ela é uma senhora idosa que vive na pacata vila de St. Mary Mead. Ela é uma solteirona que nunca se casou nem teve filhos. Ela é uma observadora astuta e perspicaz, que usa sua experiência de vida e seu conhecimento sobre a natureza humana para desvendar os crimes. Ela tem como amigos o coronel Bantry, a escritora Dolly Bantry, o vigário Clement e sua esposa Griselda, e o sobrinho-neto Raymond West.

Os melhores livros de Agatha Christie

A seguir, vamos listar alguns dos melhores livros de Agatha Christie, que são considerados clássicos do gênero policial e que surpreendem os leitores com suas tramas geniais e seus finais inesperados.

1 – E não sobrou nenhum

E não sobrou nenhum

E não sobrou nenhum é considerado por muitos o melhor livro de Agatha Christie e um dos melhores livros de todos os tempos. Publicado em 1939, ele conta a história de dez pessoas que são convidadas por um misterioso anfitrião para passar uns dias em uma ilha isolada. Cada um dos convidados tem um segredo sombrio em seu passado, relacionado a algum crime que cometeu ou encobriu. Na ilha, eles encontram uma gravação que acusa cada um deles de seus pecados, e logo depois começam a morrer um a um, seguindo uma cantiga infantil que fala sobre dez soldadinhos de porcelana. Quem é o assassino? Como ele sabe de tudo? Como ele vai matar todos eles? Essas são as perguntas que atormentam os personagens e os leitores nesse livro angustiante e brilhante.

2 – Assassinato no Expresso do Oriente

Assassinato no Expresso do Oriente é outro livro famoso de Agatha Christie, publicado em 1934. Ele traz o detetive Hercule Poirot em uma de suas aventuras mais desafiadoras. Ele está a bordo do luxuoso trem Expresso do Oriente, que faz a rota entre Istambul e Londres. Durante a viagem, o trem fica preso em uma nevasca nos Bálcãs, e um dos passageiros é encontrado morto em sua cabine, com 12 facadas no corpo. Poirot é chamado para investigar o caso, e descobre que todos os outros passageiros têm alguma ligação com a vítima, que era um criminoso procurado pela justiça. O livro tem um final surpreendente e controverso, que mostra a habilidade da autora em criar enredos complexos e originais.

Assassinato no Expresso do Oriente - Livro

3 – O assassinato de Roger Ackroyd

O assassinato de Roger Ackroyd - Livro

O assassinato de Roger Ackroyd é outro livro aclamado de Agatha Christie, publicado em 1926. Ele também traz o detetive Hercule Poirot em uma de suas primeiras aparições. Ele se muda para uma vila chamada King’s Abbot, onde pretende se aposentar e se dedicar ao cultivo de abóboras. No entanto, ele se envolve em um caso de assassinato que abala a comunidade. O rico industrial Roger Ackroyd é encontrado morto em seu escritório, com uma adaga cravada nas costas. Ele havia recebido uma carta da amante, que se suicidara na noite anterior, revelando o nome do homem que a chantageava por causa de seu passado criminoso. Quem matou Roger Ackroyd? Quem era o chantagista? Quem era o amante da mulher? Essas são as perguntas que Poirot tenta responder nesse livro que tem um dos finais mais chocantes e inovadores da literatura policial.

4 – Morte no Nilo

Morte no Nilo é outro livro clássico de Agatha Christie, publicado em 1937. Ele também traz o detetive Hercule Poirot em uma de suas viagens exóticas. Ele está no Egito, onde embarca em um cruzeiro pelo rio Nilo. Entre os passageiros, está a bela e rica Linnet Doyle, que está em lua de mel com seu marido Simon, que era noivo de sua melhor amiga Jacqueline até pouco tempo atrás. Jacqueline segue o casal por toda parte, tentando atormentá-los com sua presença. Durante o cruzeiro, Linnet é assassinada com um tiro na cabeça, e Poirot descobre que quase todos os passageiros tinham algum motivo para matá-la. O livro tem uma trama envolvente, cheia de reviravoltas e um final surpreendente.

Morte no Nilo - Livro

5  – Os crimes ABC

Neste livro, Poirot recebe cartas anônimas de um assassino que desafia o seu intelecto. O criminoso segue uma ordem alfabética para escolher as suas vítimas e os locais dos crimes, deixando sempre um guia ferroviário ao lado dos corpos. Poirot tem que usar toda a sua astúcia para antecipar os próximos passos do assassino e capturá-lo antes que ele complete o seu plano macabro.

6 – Um corpo na biblioteca

Neste livro, a escritora apresenta a sua outra grande detetive, Miss Marple, uma senhora idosa e aparentemente inofensiva que vive em uma pacata vila inglesa. Miss Marple é chamada para investigar um estranho caso: o corpo de uma jovem desconhecida é encontrado na biblioteca de uma mansão. A vítima não tem nenhuma ligação com os donos da casa nem com os moradores da região. Quem é ela? Quem a matou? E por que colocaram o seu corpo na biblioteca? Miss Marple usa a sua perspicácia e o seu conhecimento da natureza humana para solucionar esse mistério.

Um Corpo na Biblioteca - Livro

Mais para quem gosta de histórias policiais

Capitão Alzheimer

Livro Capitão Alzheimer

Se você é fã de histórias policiais e mistérios com reviravoltas interessantes, vai adorar nosso livro original Capitão Alzheimer, uma história curta e emocionante que vai te surpreender.

SHERLOCK vs JAMES BOND

O maior crossover da história, o encontro entre James Bond – o famoso 007 – e Sherlock Holmes. Confira grátis uma prévia do livro, bem antes do lançamento.

Minha intenção era terminar esse livro em 2020, mas a Pandemia tinha outros planos. Leia hoje o primeiro capítulo gratuitamente aqui e me envie sua opinião pelo Twitter!