jun
09
2023

Os 7 Livros mais Românticos da Literatura Clássica

Livros mais românticos clássicos

Você é um apaixonado por histórias de amor? Então você não pode deixar de conhecer os 7 melhores livros românticos clássicos que marcaram gerações de leitores. Esses livros são verdadeiras obras-primas da literatura, que retratam os sentimentos mais profundos e intensos dos seus personagens, em diferentes épocas e contextos. Neste post, vamos apresentar a você esses 7 livros imperdíveis, que vão fazer você se emocionar, se surpreender e se inspirar com as mais belas histórias de amor já escritas.

Deixamos os links para cada um deles na Amazon, é só clicar nas imagens.

7. Os Sofrimentos do Jovem Werther

Este livro é considerado o marco do romantismo alemão, e conta a história de Werther, um jovem artista que se apaixona perdidamente por Lotte, uma moça comprometida com outro homem. Incapaz de superar seu amor impossível, Werther mergulha em uma profunda angústia e desespero, que o leva a tomar uma decisão trágica. O livro é escrito em forma de cartas que Werther envia ao seu amigo Wilhelm, revelando seus sentimentos mais íntimos e sua dor. É uma obra que mostra a força do amor e as consequências da paixão não correspondida.

6. Anna Karenina

Este é um dos maiores romances da literatura russa, escrito por Leon Tolstói. A obra narra a história de Anna Karenina, uma mulher casada com um importante funcionário do governo, que se envolve em um caso extraconjugal com o conde Vronsky, um jovem oficial do exército. O romance abala a sociedade aristocrática da época, e traz graves consequências para Anna, que enfrenta o desprezo público, a perda da guarda do filho e o conflito entre o amor e o dever. O livro também retrata outros temas, como a política, a religião e a vida no campo.

5. E o vento levou

Capa do livro e o vento levou

Este é um dos romances mais famosos e populares da literatura americana, escrito por Margaret Mitchell. A obra se passa durante a Guerra Civil Americana e a Reconstrução, e conta a saga de Scarlett O’Hara, uma jovem sulista que luta para sobreviver e manter sua plantação de algodão. Scarlett é uma mulher forte, determinada e ambiciosa, que se envolve em diversos relacionamentos amorosos, mas nunca esquece seu amor platônico por Ashley Wilkes, um cavalheiro casado com sua prima Melanie. O livro também narra o romance turbulento entre Scarlett e Rhett Butler, um aventureiro cínico e charmoso.

4. O amor nos tempos de cólera

Capa do livro o amor nos tempos de cólera

Este é um dos romances mais aclamados do escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. A obra conta a história de Florentino Ariza e Fermina Daza, dois jovens que se apaixonam na Colômbia do final do século XIX, mas são separados pelo pai da moça, que não aprova o namoro. Florentino promete esperar por Fermina, mesmo depois que ela se casa com o médico Juvenal Urbino. Durante mais de 50 anos, Florentino mantém sua fidelidade ao amor da sua vida, enquanto Fermina vive um casamento estável mas sem paixão. O livro é uma ode ao amor eterno e incondicional.

3. O Grande Gatsby

Capa do livro O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald

Este é um dos romances mais emblemáticos da literatura americana, escrito por F. Scott Fitzgerald. A obra retrata a sociedade americana dos anos 1920, marcada pelo consumismo, pela extravagância e pela decadência moral. O protagonista é Jay Gatsby, um milionário misterioso que organiza festas luxuosas em sua mansão na esperança de reencontrar seu antigo amor, Daisy Buchanan. O livro é narrado pelo vizinho de Gatsby, Nick Carraway, que testemunha os dramas e as ilusões dos personagens. O livro é uma crítica ao sonho americano e à falsidade dos valores da época.

2. Emma

Capa do livro Emma da autora Jane Austen

Este é um dos romances mais divertidos e encantadores da escritora inglesa Jane Austen. A obra conta a história de Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e rica, que se diverte em fazer casamentos entre seus amigos e conhecidos. Emma é uma mulher independente e confiante, que não tem interesse em se casar, mas se envolve em diversas confusões amorosas por causa de sua mania de cupido. O livro é uma comédia de costumes, que retrata com ironia e delicadeza a sociedade inglesa do século XIX.

1. Romeu e Julieta

Romeu e Julieta, capa

Este é o romance mais famoso e trágico de todos os tempos, escrito pelo gênio William Shakespeare. A obra narra a história de Romeu e Julieta, dois jovens que se apaixonam à primeira vista, mas pertencem a famílias rivais que se odeiam. Os amantes tentam viver seu amor proibido, mas são vítimas de uma série de desencontros, intrigas e fatalidades, que culminam em um desfecho dramático. O livro é uma obra-prima da literatura, que mostra a beleza e a intensidade do amor verdadeiro, capaz de superar todas as barreiras.